Blog

Instrumentos utilizados na Roda de capoeira

31/08/2012 23:23

Em todas as rodas de capoeira são utilizados vários tipos de instrumentos, são eles pra dar ritimo ao jogo, e animar as rodas. Veja a seguir alguns desses instrumentos e suas funções dentro da capoeira.

 

 

Caxixi

É um chocalho feito de palha trançada com a base de cabaça cortada em forma circular e a parte superior recta, terminado com uma alça da mesma palha, para se apoiar os dedos durante o toque.

No interior há sementes secas, que ao se sacudir da o som característico. Esse instrumento é usado exclusivamente na capoeira.

 

 

 

 

 

Agogô

 

O agogê é um instrumento musical de percussão de ferro, trazido ao Brasil por via africana. O termo Agogô pertence a lingua nagô do vocábulo que quer dizer sino, entretanto não podemos dizer com precisão qual dos povos foi responsável por sua vinda ao Brasil.

O uso do agogô na capoeira não é de grande importância, pois pouquíssimas academias o usam. É bastante usada nos Folquedos populares, mas a sua maior atuação é nas cerimonias afro- brasileiras.

 

 

 

Reco-reco

 

É feito de gomo de bambu sobre o qual se passeia uma haste de metal. Também existe outro tipo feito de uma pequena mola. Desconhece-se a origem do nome, assim como sua procedência.

 

 

 

 

 

Pandeiro

 

Na capoeira é um instrumento que serve para fazer a marcação do rítmo, há quem pense numa remota origem árabe como é o caso do Bluteau, porém o pandeiro é um dos antiquissimos instrumentos musicais da velha índi. Os hebreus faziam bastante uso, sobretudo nas cerimônias religiosas.

Penetrou na idade média, impôs sua presença e na peninsula Ibérica se instalou em definitivo com a invasão árabe, sendo usada com frequência em bodas, casamentos e cerimônias religiosas.

No Brasil, o pandeiro entrou por via portuguesa e já na primeira procissão que se realixou no Brasil, que foi a de Corpus Christi, na Bahia em 1549, ele se fez presente, pois era hábito em Portugal.

 

 

 

 

Atabaque

 

O atabaque na capoeira tem a mesma função que o pandeiro. O termo atabaque é de origem árabe, é um instrumentos oriental muito antigo entre os persas e os árabes, porém divulgado na África. Provavelmente  o atabaque tenha vindo para o Brasil através dos portugueses, para ser usado em festas e procissões religiosas.

 

 

 

 

 

Berimbau

 

É o principal instrumento musical da capoeira, o qual, numa roda de jogo de capoeira, é ele que comanda a roda nos mostrando o tipo de jogo a se realizar através do seu toque. O berimbau não existiu somente em função da capoeira, era usado pelos afro-brasileiros em suas festas de samba de roda.

A origem do berimbau é um pouco obscura, apesar de alguns historiadores acreditarem numa origem africana. É o principal instrumento musical, tem estado no Brasil desde, ai menos 1548, e como em todos os  relatórios sobre o uso do instrumento no Brasil é evidente que tenha sido usado exclusivamente por negros escravos, a conclusão mais lógica é que o berimbau é um instrumento de origem africana, introduzido no Brasil com os escravos através dos portugueses.

Normalmente são utilizados três berimbaus simultâneos na roda, um gunga (1), um médio (2), e um viola (3) que possuem sons que vão tornando-se mais agudos gradativamente.

 

 

 

 

Toques de Berimbau e seus significados

31/08/2012 22:33

De acordo com estudos feitos sobre a capoeira, venho trazer hoje alguns dos toques utilizados na capoeira e seus respectivos significados. Cada toque com sua própria funcionalidade dentro da roda de capoeira, onde  são utilizados, e os níveis de agressividade de cada um deles.

 

 

Angola: Toque lento e Cadencioso, serve para o jogo rente ao chão e malicioso

 

Angolinha: É uma variação pouco mais rápida do toque de angola, serve para aumentar o ritmo quando vai mudar o jogo.

 

 

São Bento Grande: É o toque mais original da capoeira Regional. É muito usado em apresentações públicas, rodas de rua, batizados e outros eventos, também nas rodas técnicas das academias para testar o nível de agilidade dos alunos.

 

Toque de Iuna: É usado apenas para o jogo dos mestres. Neste toque, aluno é platéia, não joga nem bate palmas, jogam apenas os mestres e contra-mestres e algum instrutor, professor, ou aluno graduado se, por ventura, seu mestre autorizar e ceder a vez de jogar. No toque de Iuna não há canto.

 

Amazonas: É o toque festivo, usado para saudar mestres visitantes de outros lugares e seus respectivos alunos. É usado em batizados e encontros.

 

Cavalaria: É o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiras da chegada do feitor na República,quando a capoeira foi proibida, os capoeirisas usavam a " cavalaria" para avisar da chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.

 

Santa Maria: É o toque usado quando o jogador coloca a navalha no pé ou na mão. Inscita o jogo mas não incentiva a violência.

 

Benguela: É o mais lento toque de capoeira regional, usado para acalmar os ânimos dos jogadores quando o combate aperta.

 

Idalina: É um toque lento, mas de batida forte, que também é usado para o jogo de faca ou facão.

 

São Bento Grande de Bimba: Como o nome já diz, é o toque de Bimba, pois é um tipo de variação diferente que mestre Bimba criou em cima do toque original de São Bento Grande. É o hino da Capoeira Regional Baiana.

 

Samba de roda: É o toque original da roda de samba, geralmente feita depois da roda de capoeira para descansar e descontrair o ambiente. É no samba de roda que o capoeira mostra que é bom de samba, bom de cintura e com de olho em sua companheira.

 

Lamento: É o toque fúnebre da capoeira. Usado apenas em funerais de mestres.

 

 
 

 

 

Palavras-chave