Instrumentos utilizados na Roda de capoeira

31/08/2012 23:23

Em todas as rodas de capoeira são utilizados vários tipos de instrumentos, são eles pra dar ritimo ao jogo, e animar as rodas. Veja a seguir alguns desses instrumentos e suas funções dentro da capoeira.

 

 

Caxixi

É um chocalho feito de palha trançada com a base de cabaça cortada em forma circular e a parte superior recta, terminado com uma alça da mesma palha, para se apoiar os dedos durante o toque.

No interior há sementes secas, que ao se sacudir da o som característico. Esse instrumento é usado exclusivamente na capoeira.

 

 

 

 

 

Agogô

 

O agogê é um instrumento musical de percussão de ferro, trazido ao Brasil por via africana. O termo Agogô pertence a lingua nagô do vocábulo que quer dizer sino, entretanto não podemos dizer com precisão qual dos povos foi responsável por sua vinda ao Brasil.

O uso do agogô na capoeira não é de grande importância, pois pouquíssimas academias o usam. É bastante usada nos Folquedos populares, mas a sua maior atuação é nas cerimonias afro- brasileiras.

 

 

 

Reco-reco

 

É feito de gomo de bambu sobre o qual se passeia uma haste de metal. Também existe outro tipo feito de uma pequena mola. Desconhece-se a origem do nome, assim como sua procedência.

 

 

 

 

 

Pandeiro

 

Na capoeira é um instrumento que serve para fazer a marcação do rítmo, há quem pense numa remota origem árabe como é o caso do Bluteau, porém o pandeiro é um dos antiquissimos instrumentos musicais da velha índi. Os hebreus faziam bastante uso, sobretudo nas cerimônias religiosas.

Penetrou na idade média, impôs sua presença e na peninsula Ibérica se instalou em definitivo com a invasão árabe, sendo usada com frequência em bodas, casamentos e cerimônias religiosas.

No Brasil, o pandeiro entrou por via portuguesa e já na primeira procissão que se realixou no Brasil, que foi a de Corpus Christi, na Bahia em 1549, ele se fez presente, pois era hábito em Portugal.

 

 

 

 

Atabaque

 

O atabaque na capoeira tem a mesma função que o pandeiro. O termo atabaque é de origem árabe, é um instrumentos oriental muito antigo entre os persas e os árabes, porém divulgado na África. Provavelmente  o atabaque tenha vindo para o Brasil através dos portugueses, para ser usado em festas e procissões religiosas.

 

 

 

 

 

Berimbau

 

É o principal instrumento musical da capoeira, o qual, numa roda de jogo de capoeira, é ele que comanda a roda nos mostrando o tipo de jogo a se realizar através do seu toque. O berimbau não existiu somente em função da capoeira, era usado pelos afro-brasileiros em suas festas de samba de roda.

A origem do berimbau é um pouco obscura, apesar de alguns historiadores acreditarem numa origem africana. É o principal instrumento musical, tem estado no Brasil desde, ai menos 1548, e como em todos os  relatórios sobre o uso do instrumento no Brasil é evidente que tenha sido usado exclusivamente por negros escravos, a conclusão mais lógica é que o berimbau é um instrumento de origem africana, introduzido no Brasil com os escravos através dos portugueses.

Normalmente são utilizados três berimbaus simultâneos na roda, um gunga (1), um médio (2), e um viola (3) que possuem sons que vão tornando-se mais agudos gradativamente.