Toques de Berimbau e seus significados

31/08/2012 22:33

De acordo com estudos feitos sobre a capoeira, venho trazer hoje alguns dos toques utilizados na capoeira e seus respectivos significados. Cada toque com sua própria funcionalidade dentro da roda de capoeira, onde  são utilizados, e os níveis de agressividade de cada um deles.

 

 

Angola: Toque lento e Cadencioso, serve para o jogo rente ao chão e malicioso

 

Angolinha: É uma variação pouco mais rápida do toque de angola, serve para aumentar o ritmo quando vai mudar o jogo.

 

 

São Bento Grande: É o toque mais original da capoeira Regional. É muito usado em apresentações públicas, rodas de rua, batizados e outros eventos, também nas rodas técnicas das academias para testar o nível de agilidade dos alunos.

 

Toque de Iuna: É usado apenas para o jogo dos mestres. Neste toque, aluno é platéia, não joga nem bate palmas, jogam apenas os mestres e contra-mestres e algum instrutor, professor, ou aluno graduado se, por ventura, seu mestre autorizar e ceder a vez de jogar. No toque de Iuna não há canto.

 

Amazonas: É o toque festivo, usado para saudar mestres visitantes de outros lugares e seus respectivos alunos. É usado em batizados e encontros.

 

Cavalaria: É o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiras da chegada do feitor na República,quando a capoeira foi proibida, os capoeirisas usavam a " cavalaria" para avisar da chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.

 

Santa Maria: É o toque usado quando o jogador coloca a navalha no pé ou na mão. Inscita o jogo mas não incentiva a violência.

 

Benguela: É o mais lento toque de capoeira regional, usado para acalmar os ânimos dos jogadores quando o combate aperta.

 

Idalina: É um toque lento, mas de batida forte, que também é usado para o jogo de faca ou facão.

 

São Bento Grande de Bimba: Como o nome já diz, é o toque de Bimba, pois é um tipo de variação diferente que mestre Bimba criou em cima do toque original de São Bento Grande. É o hino da Capoeira Regional Baiana.

 

Samba de roda: É o toque original da roda de samba, geralmente feita depois da roda de capoeira para descansar e descontrair o ambiente. É no samba de roda que o capoeira mostra que é bom de samba, bom de cintura e com de olho em sua companheira.

 

Lamento: É o toque fúnebre da capoeira. Usado apenas em funerais de mestres.